sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Método de ensinar matemática faz sucesso na Bahia

Método de ensinar Matemática faz sucesso na Bahia

Um professor criou uma série de jogos que ajudam os alunos de uma escola a aprender de forma eficaz. E na universidade, teorias e fórmulas complexas são transformadas em objetos.

Os pais e os professores aflitos com a dificuldade dos alunos em aprender matemática precisam conhecer uma iniciativa que anda fazendo muito sucesso em Salvador. Veja na reportagem de Mauro Anchieta.
Uma escola estadual como qualquer outra num bairro pobre de Salvador. Mas nela existe uma diferença: a fórmula com que os alunos do 7° ano do ensino fundamental aprendem matemática. Os jogos criados pelo professor Vanildo ajudam a resolver as equações.
A multiplicação das boas notas mostra que o trabalho tem dado certo. Na última avaliação, mais da metade dos alunos da turma tirou a nota máxima.
"Fica mais divertida, animada, mais fácil e envolve todo mundo", contou a estudante
Lorena de Oliveira.
"Os meus meninos e meninas estão felizes por estarem percebendo que eles estão aprendendo. Isso é o desafio", disse Vanildo Silva.
Extrair a matemática dos livros e torná-la concreta, palpável, é uma tendência não só no ensino básico. Em ambientes como o da Universidade Federal da Bahia, teorias e fórmulas complexas são transformadas em objetos. É a matemática visualizada com maior clareza, manipulada, mais fácil de ser ensinada e aprendida
O laboratório, um dos pioneiros no país, foi criado há 14 anos, mas não para de ganhar novas formas geométricas. Tudo para facilitar o aprendizado.
"Embora a menor distância entre dois pontos seja uma reta, essa curvatura faz com que a bolinha pegue mais velocidade com a gravidade e chegue mais rápido lá embaixo", explicou o estudante Althelis de Jesus.
Fica fácil entender porque as placas de carros no país nunca se repetem. "Só para letras, nós temos 17,5 mil possibilidades de combiná-las. Já para números, nós temos 10 mil possibilidades. Portanto, unindo essas duas possibilidades, nós teremos mais de 175 milhões de possibilidades de placas para o país", afirmou o estudante Paulo Malta.
"O caminho de fazer matemática é um caminho que, às vezes, é árduo. Se pudermos trabalhar com material concreto, com uma metodologia que possa favorecer esse processo de construção sempre será bem-vindo", ressaltou o professor de Matemática da UFBA, Antônio dos Santos Filho.

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